Quando falamos em contador, talvez a primeira ideia que nos passa pela cabeça sobre suas funções é que ele faz abertura e encerramento de empresas e envia as guias de impostos para pagarmos. Não está errado, mas o papel de um contador vai muito além disso. Ele também é responsável por diversos aspectos de uma empresa, como indicar o melhor regime tributário, ficar de olho nos impostos a serem pagos, controlar a folha de pagamentos e a emissão de notas fiscais e também auxiliar nos processos administrativos para garantir que as empresas tenham lucratividade.
Veja o que um contador faz e que é de extrema importância para as empresas:
Auxílio na administração
Quando o contador faz todo o processo de abertura de uma empresa, ele passa a ser corresponsável sobre os cumprimentos fiscais dela, para desse modo evitar que sejam enviadas informações com erros ao Fisco. Sendo assim, o contador exerce funções de elaborar contratos de trabalho, folhas de pagamento, fluxo de caixa, demonstrações financeiras de entradas e saídas, prestação de contas e balanço patrimonial, sendo que todas essas informações são obrigatórias e com autenticação do profissional de contabilidade. Além disso, o contador também auxilia no planejamento e em tomada de decisões, de modo que a empresa tenha sempre boas condições financeiras e legais.
Auditoria contábil
Aqui é onde o contador faz uma varredura nas informações registradas das empresas, como balanços e fluxos de caixa. Esse procedimento é importante para evitar irregularidades e erros nas informações, que podem trazer consequências ruins para os empresários e suas empresas.
Consultoria financeira
O contador pode também atuar como um consultor quando a empresa decide fazer investimentos, como contratar planos de seguro e de saúde, capitalização, fundos de investimentos e outros que envolvam dinheiro. Dessa forma, a consultoria do contador vai fazer cálculos para prever riscos e retornos sobre os investimentos.
Perícia em contabilidade
Existe uma área da contabilidade que atua em casos de questões judiciais das empresas e patrimônios pessoais, que é a perícia contábil. O contador que tem essa especialidade auxilia empresários e empresas a resolver essas questões, através de laudos comprovatórios. Essa função é de extrema importância para que a empresa resolva seus problemas legais.
Controladoria
Como o próprio nome já diz, é um controle que o contador faz para auxiliar os empresários e administradores em suas decisões, como controle financeiro e fiscal, análise de performances e aplicação do plano de negócios da empresa. Entre suas funções de controladoria, o contador auxilia na definição de estratégias, padrões de controle, pontos a serem observados nas finanças e a sugestão de melhorias e soluções.
Tributos
Como você já deve ter percebido, o contador também é o responsável pelo cálculo de tributos que as empresas devem pagar, evitando atrasos que causam multas e juros. Com o grande número de impostos no Brasil e a burocracia, o contador é um profissional determinante para que as empresas cumpram com as responsabilidades fiscais e pagamento de tributos. Entre esses tributos estão:
- Imposto de Renda
- IPI
- INSS
- PIS
- COFINS
- IOS
- ICMS
Para conhecer todos os tributos brasileiros e para que cada um deles serve, veja nosso post Conheça os Principais Impostos Brasileiros.