Sua estratégia de crescimento da empresa funciona? Acompanhe estas métricas para descobrir!

10 de maio de 2018 por na categoria Gestão com 0 e 0
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Antes que uma empresa passe de nível e comece a crescer, o empresário deve alguns dados de perto, para ter certeza que o momento do crescimento é propício e também para definir as estratégias iniciais desse crescimento. Essa é uma tarefa essencial e que exige um esforço por parte do empresário. Mas para facilitar essa tarefa, existem 3 métricas principais que devem ser observadas, e agora vamos explicar uma a uma para você.

 

A margem de lucro como primeiro passo

A margem de lucro é definida pelo preço que você vende seus produtos e serviços e o que se espera de retorno sobre os investimentos feitos na empresa. A definição dos preços que você cobra em sua empresa tem que ser baseado nos custos fixos e variáveis que são pagos todos os meses, e esse preço deve cobrir todas as despesas da empresa para que haja o retorno sobre os investimentos realizados, desde o momento da abertura da empresa.

Saber se a sua margem de lucro está adequada é o primeiro passo para ter a certeza de que sua empresa pode promover um crescimento.

 

O CAC – custo por aquisição de clientes

Sua empresa tem que, todos os dias, se preocupar em ter clientes, pois são eles quem garantem o pleno funcionamento. E para fazer essa atração, entram os investimentos em ações de marketing, que logicamente possuem um custo. Então o que acontece é que a aquisição de clientes tem um custo definido pelo quanto se investe em marketing, e que deve ser calculado de uma forma bem simples. É só você somar o valor que foi investido em marketing e vendas em, por exemplo, um mês, e dividir esse valor total pela quantidade de novos clientes conquistados nesse mês. O resultado é o custo que a sua empresa investe para conquistar cada cliente.

Quando uma empresa passa pela fase de crescimento, precisa também de mais clientes, de modo a garantir que a receita seja positiva. Sendo assim, você vai ter que ou investir mais em marketing para adquirir mais clientes, ou fazer uma análise de resultados do marketing, para determinar se elas estão trazendo os melhores resultados, e otimizar tais ações para que elas se tornem mais econômicas.

 

Ticket médio

O ticket médio é quanto cada cliente costuma comprar em sua empresa. O cálculo é feito somando toda a receita que a empresa teve em um determinado período, digamos em um mês, e dividindo esse total pela quantidade de vendas realizadas nesse mesmo período. O resultado é o ticket médio da sua empresa.

Na situação de crescimento da empresa, você terá que se preocupar em aumentar o ticket médio, e para isso existem 2 formas principais:

  • Vender mais para o mesmo cliente, que é a técnica chamada de up-sell. O cliente passa a comprar maiores quantidades de um mesmo produto ou passa a comprar variações desse produto que têm preço mais alto.
  • Vender outros produtos para o mesmo cliente, que é o cross-sell. Um exemplo disso é se você tem uma loja de roupas e um certo cliente compra sempre camisetas mas, com os argumentos certos, ele passa a comprar outras peças de roupa, como calças, por exemplo.

 

A importância de se seguir essas 3 métricas está no fato de que elas são determinantes para saber se o momento de crescimento está certo. Caso contrário, você precisa primeiro fazer ajustes, para que tenha segurança e promova o crescimento com eficácia.

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