A boa gestão financeira garante a saúde da empresa

25 de janeiro de 2018 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > A boa gestão financeira garante a saúde da empresa

Manter as contas da sua empresa em dia garante que você tenha tranquilidade para planejar estratégias, investimentos, novos projetos e meios para aumentar os negócios. Seguindo essa linha de raciocínio, nada melhor do que uma boa gestão financeira, de forma a garantir a liquidez, honrar com os compromissos fiscais e com terceiros, tudo para que sua empresa tenha uma boa saúde e rentabilidade.

Uma empresa saudável significa que ela consegue render lucros, ter poucos problemas e que os empresários e funcionários conseguem trabalhar com tranquilidade, sem ter que pensar se amanhã vai ser um dia horrível de negócios. Tudo isso é obtido através de uma série de decisões e atitudes que devem ser tomadas diariamente, principalmente nos âmbitos operacionais e estratégicos. É como pensar em querer melhorar a cada dia, mantendo como foco o sucesso da empresa. Assim, a empresa vai bem porque tem liquidez, que é gerada pela boa gestão financeira.

A liquidez significa que as entradas no caixa da empresa são suficientes para quitar seus compromissos, sejam eles fiscais, as contas mensais de luz, água, telefonia, internet e outros, a manutenção de equipamentos e máquinas, fornecedores, funcionários, enfim, tudo o que a empresa tem de compromissos a pagar. Para gerar essa liquidez, todo empresário, de qualquer ramo e de empresas de qualquer porte, devem se preocupar com alguns aspectos estratégicos para que possam tomar as melhores decisões para a saúde das suas empresas. Veja agora alguns impactos a respeito de planejamentos e decisões.

 

Impactos positivos:

  • Reduzir o estoque de materiais necessários, sejam eles os produtos de venda ou para manutenção da empresa, evitando estoques em excesso.
  • Reduzir prazos de recebimento das vendas, através do aumento das vendas feitas à vista.
  • Ações mais efetivas para realizar as cobranças e melhorar o crediário, quando for o caso, de forma a reduzir os atrasos em pagamentos das vendas à prazo.
  • Definir um aumento de prazos para fazer o pagamento junto aos fornecedores.
  • Criar estratégias para a entrada de novos recursos financeiros na empresa, como por exemplo o aumento do mix de produtos, a redução de estoque de produtos que não vendem muito bem ou que tenham baixa margem de contribuição.

Impactos negativos:

  • Aumentar estoques, com a compra excessiva e mal planejada de produtos para vender.
  • Aumentar os prazos e parcelas de pagamentos.
  • Permitir a inadimplência por parte de clientes.
  • Aumentar o tempo de fabricação ou de escoamento dos produtos para o mercado.
  • Retiradas indevidas de recursos financeiros do caixa da empresa.
  • Aplicações ou investimentos sem planejamento estratégico.
  • Permitir a retirada em excesso de recursos financeiros pelos sócios.
  • Reduzir os lucros mensais.

Em uma análise a respeito dos impactos negativos e positivos citados acima, o empresário tem que saber lidar com diversos dados, todos ao mesmo tempo. É uma tarefa difícil, mas que vai ficando cada vez mais fácil com a prática diária. Dessa forma, o empresário consegue planejar suas ações com maior efetividade e facilidade.

É importante obter informações úteis relativas à gestão financeira, sendo que o primeiro passo é organizar a empresa internamente. O segundo passo é a preparação das informações obtidas para a gestão correta do capital de giro, de forma a ter certeza que as operações financeiras estão sendo bem feitas, sem gerar prejuízos ou atrasos. E como terceiro passo, estando a gestão financeira em dia, é o momento de partir para o crescimento, com novos investimentos e maior liquidez na empresa.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2017 Todos os direitos reservados - Contabilidade Bastazini ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação