Os problemas mais comuns na gestão de empresas – e como elimina-los

14 de setembro de 2017 por na categoria Dicas com 0 e 0
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Gerir uma empresa não é tarefa das mais fáceis, principalmente quando os empresários passam por problemas que atrapalham sua gestão. Existem alguns problemas que são mais comuns, ou seja, acontecem com muitos empresários, mas a boa notícia é que eles são bem fáceis de se resolver e assim sua empresa tem mais chances de crescer. Acompanhe!

 

Empresário faz-tudo

Esse é o mais comum e o mais perigoso dos problemas. Um empresário que assume diversas funções corre o risco de perder o foco rapidamente, o que compromete sua gestão. É normal vermos empresários que fazem as compras e vendas, processos contábeis, limpeza, organização, marketing, atendimento presencial, por telefone ou e-mail, pagamento de contas, recebimento de mercadorias, recursos humanos, estoque, bancos, correio e mais uma infinidade de outras funções. Você se sente assim? Talvez com mais ou com menos tarefas, mas sempre com múltiplas funções.

O problema é que essa atitude pode acabar com uma empresa e também com a saúde do empresário. Mas também é complicado, pois nem sempre é possível ter tantos funcionários para assumir as funções. O ideal é que o empresário saiba delegar as funções, contar com profissionais sempre que possível e contratar novos funcionários de acordo com a possibilidade.

 

Queda de vendas

Aqui é onde o chão pode sumir debaixo dos seus pés! Quando as vendas começam a cair, causam um problema financeiro e psicológico. A saída é ter diversas cartas na manga, como criar promoções, divulgar mais a empresa, melhorar ou aumentar o mix de produtos, buscar parcerias que favoreçam as vendas (mais sobre esse assunto em breve) e até mesmo buscar novos canais de vendas, como loja online, venda em regiões diferentes, representantes e distribuidores. Outro fator importante a ser analisado é a sazonalidade de vendas, que nada mais é do que observar em quais períodos do ano elas costumam cair, e então criar estratégias para minimizar o impacto negativo.

 

Mão de obra qualificada

Pode ser difícil encontrar aquele funcionário que seja qualificado e que esteja disposto a cumprir suas funções com responsabilidade. Mas será que você está procurando do jeito certo? O primeiro passo é conhecer o candidato a determinada vaga, ver seu currículo, capacidades e aptidões e depois fazer um teste prático no período de experiência. Mas procurar por indicações e referências também é uma ótima ideia. Converse com antigos empregadores e pergunte abertamente se o seu candidato tem o que você precisa. Além disso, sempre é válido qualificar seus funcionários, sejam antigos de casa ou novas contratações. Ofereça a eles que façam cursos voltados às suas funções, pois assim eles terão maior qualificação e com certeza vão se sentir mais valorizados.

 

Concorrência

Sim, a concorrência é motivo constante de preocupação. Ficamos o tempo todo pensando que as outras empresas do nosso ramo estão “roubando” nossos clientes, não é mesmo? Se você tem essa preocupação, saiba que a melhor saída é aceitar que sim, os concorrentes vão fazer de tudo para ganhar a luta, arregaçar as mangas e entrar na disputa. A melhor estratégia para ficar na frente é analisar seus concorrentes, as estratégias que eles costumam usar e até mesmo se eles vendem mais ou menos que você. Depois é montar um plano de ação voltado para as vendas, incluindo o resultado da análise.

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