Algumas pessoas costumam dizer que as datas comemorativas são criadas apenas para os comércios venderem mais. E essa afirmação não deixa de estar errada! Claro que aproveitamos essas datas para celebrar, como no dia das mães e dos pais, e claro para a economia em geral, as vendas de presentes são uma ótima oportunidade. Com essas datas comemorativas, o ciclo comercial se torna mais forte, garante mais empregos e mais renda.
No Brasil temos algumas datas bem marcantes, tanto no sentido de celebração quanto de vendas. Conheça agora as principais.
Carnaval
Apesar do carnaval não ser uma data com aumento representativo de vendas, ainda assim o comércio acaba vendendo mais, principalmente fantasias, enfeites e comidas. O carnaval não tem uma data fixa, sendo comemorado nos meses de fevereiro e março, dependendo do ano.
Páscoa
Assim como o carnaval, a páscoa também não tem data fixa, acontecendo sempre 40 dias após o carnaval. É a época em que os mercados vendem, e muito, ovos de páscoa e bacalhau, para manter a tradição da Semana Santa.
Dia das mães
Comemorado sempre no segundo domingo do mês de março, o dia das mães é a segunda data que gera mais vendas, perdendo apenas para o Natal. O comércio se beneficia com a venda de flores, roupas joias e outros presentes de acordo com o gosto das mães, enquanto que os restaurantes ficam lotados neste dia.
Dia dos namorados
Os casais apaixonados têm sua comemoração no dia 12 de junho. Mesmo casais já casados costumam comemorar, com jantares românticos e muitos presentes, como flores, joias e alianças.
Dia dos pais
Seguindo o esquema do dia das mães, os pais têm sua data no segundo domingo de agosto. As vendas não chegam a ser tão fortes quanto no dia das mães, mas ainda assim são muito boas para o comércio.
Dia do cliente
Assim como o comércio tem seus dias, os clientes também. No dia 15 de setembro o comércio cria descontos e diversas outras vantagens para comemorar o dia do cliente. E todos saem satisfeitos.
Dia das crianças
É nesta data em que são vendidos muitos brinquedos. O dia das crianças acontece em 12 de outubro, sendo uma data muito esperada por diversos tipos de lojas que vendem brinquedos.
Black Friday
Aqui temos uma data controversa. Muitos consumidores se sentem lesados por promoções enganosas, mas o objetivo desta data, que acontece no dia 23 de novembro, é oferecer grandes descontos. Tipicamente uma data americana, começou a ser difundida no Brasil em 2010. Apesar das muitas reclamações, vale a pena seguir o objetivo da data, que é vender com descontos acima do normal.
Natal
E aqui temos a principal data para o comércio brasileiro. O natal, comemorado no dia 25 de dezembro, movimento todos os setores comerciais, de brinquedos, roupas, perfumes, alimentos, etc. Os empresários de comércio costumam aproveitar as vendas de natal para terem reserva para pagar as contas comuns de começo de ano.
Todas estas datas devem ser aproveitadas pelo comércio. Enfeitar as vitrines, criar promoções e outras estratégias, chama a atenção dos consumidores e gera maior volume de vendas.