Os piores golpes de pagamento e como evita-los

5 de outubro de 2017 por na categoria Dicas com 0 e 0
Home > Blog > Dicas > Os piores golpes de pagamento e como evita-los

Algumas vezes recebemos contas e cobranças que na verdade são um golpe. É preciso tomar muito cuidado para não cair nessas armadilhas e perder dinheiro. São várias formas, como via telefone, e-mail ou através de cartas. Para se prevenir, siga as dicas que preparamos!

 

  1. Tenha um controle rigoroso sobre suas contas. De preferência, use uma planilha de controle, que pode ser feita em um caderno, no Excel ou até mesmo com aplicativos de celular. Assim você sabe quais contas foram pagas e evita de pagar duas vezes, caso os golpistas enviem alguma cobrança em seu nome.

  2. Caso você receba uma ligação por telefone pedindo para você confirmar seus dados, pergunte de qual empresa estão falando, mas nunca passe seu nome, CPF ou quaisquer outras informações, a não ser que você tenha absoluta certeza de se tratar de alguma empresa com a qual você tem negócios. O melhor é ligar para a empresa e ver do que se trata.

  3. Órgãos como a receita federal, polícia, INSS, secretarias ligadas ao governo e outros nunca entram em contato por e-mail. Caso você receba alguma mensagem, tome cuidado, pois pode se tratar de vírus ou de golpe. Vale a mesma dica de ligar para o órgão para se informar, em caso de dúvida.

  4. Outro golpe muito comum nos e-mails é quando um banco ou uma operadora de cartão de crédito diz que você precisa atualizar seus dados de contato ou que seu cartão está vencido. Instituições financeiras também não enviam mensagens por e-mail.

  5. Quem tem um site também recebe muitas cartas para pagamento de domínio ou de hospedagem. Neste caso é só ler as instruções de pagamento na cobrança e você vai ver que se trata de um pagamento facultativo, ou seja, que não tem obrigatoriedade de pagamento.

  6. Mesmo em casos de contas contratadas, como telefone, internet, assinatura de TV e outras, é sempre bom verificar o que está sendo cobrado na descrição de serviços da conta. Pode aparecer serviços que você nunca contratou, e então é preciso ligar para a empresa emissora da conta e solicitar o cancelamento. Também é uma boa prática pedir para os atendentes explicarem o que significa cada cobrança na conta.

  7. Já o golpe mais comum é feito através de uma ligação de telefone, onde a pessoa se passa por um parente ou amigo seu e diz que está em alguma situação em que precisa de seu dinheiro. Essa pessoa pode dizer que foi assaltada, ou que seu carro quebrou na estrada e precisa de uma transferência para pagar o guincho, ou até mesmo que foi sequestrada e estão pedindo resgate. Nessa hora tenha sangue frio e primeiro tente reconhecer a voz. No primeiro momento, o golpista vai perguntar seu nome, mas ao invés de dizer o seu, pergunte o dele. Provavelmente ele vai desligar ou dizer que é um parente ou conhecido, sem informar o nome. Em seguida, ligue para a pessoa real que o golpista disse ser e confirme se está tudo bem com ela.

Em qualquer situação que você imagine ser um golpe, consulte especialistas como contadores e advogados. Esses profissionais têm conhecimento técnico para saber como lidar com a situação.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2017 Todos os direitos reservados - Contabilidade Bastazini ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação