O que o microempresário deve fazer ainda em 2018 por sua empresa

20 de setembro de 2018 by in category Gestão with 0 and 0
Home > Blog > Gestão > O que o microempresário deve fazer ainda em 2018 por sua empresa

O Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo. Aqui temos abertura de novas microempresas em ritmo acelerado e em grande número, mas também o número de fechamentos é quase o mesmo das aberturas. E o principal motivo segundo os especialistas são os erros de gestão.

Para reverter essa situação, a administração deve ser focada em resultados, com análises de fatores externos e internos que possam levar a empresa a fechar. Entre esses fatores, os principais são a equipe, as finanças, o marketing, a logística e a concorrência.

Existem práticas que melhoram a gestão de uma microempresa, e que qualquer microempresário pode aplicar. Aqui vamos apresentar 4 dessas práticas.

 

1. Controle os gastos

Essa é a principal prática. Todo microempresário tem que acompanhar constantemente seus gastos, para que eles não sejam maiores que as entradas. É preciso ter um planejamento de gastos e uma planilha de controle diário. Também é de extrema importância estabelecer as metas e objetivos, as estratégias para alcança-los e priorizar os gastos que são essenciais para o pleno funcionamento da empresa.

Principalmente para as microempresas que têm menos de um ano de abertura, a prática de controle de gastos se torna essencial, pois é nesse período onde a maioria das microempresas acaba quebrando.

2. Tenha uma logística certeira

Outra prática de extrema importância é cuidar bem da logística da sua microempresa, de forma que ela seja bem organizada. Isso pode inclusive melhorar outras áreas e departamentos da sua empresa, sejam eles internos, como o controle de estoque, ou externos, como nas relações entre fornecedores, clientes e parceiros.

3. Crie o hábito de administrar com disciplina

O sucesso está sempre ligado à disciplina, não importa a atividade. Para os microempresários, a disciplina está em aprimorar seu conhecimento sobre administração, e manter o hábito de aplicar esse conhecimento sempre, em toda e qualquer ocasião que envolva a administração de sua microempresa.

Manter tal disciplina ajuda a manter a empresa em funcionamento do jeito certo, inclusive ajuda os colaboradores a desempenharem suas funções com foco no cumprimento das metas e objetivos. Um dos pontos principais na prática da boa administração é criar indicadores de desempenho, que demonstram que a empresa está no caminho certo para conquistar as metas e objetivos.

4. Tenha colaboradores capacitados

Todo empresário tem que saber que os colaboradores são fundamentais para que a empresa dê certo. São eles quem vão realizar a maioria das funções, e por isso eles devem estar sempre motivados e capacitados. O microempresário precisa saber escolher qual o colaborador certo para cada cargo, e depois continuar oferecendo o treinamento constante, para que eles fiquem sempre capacitados. O treinamento também é a melhor forma de mantê-los motivados.

Ainda mais em uma microempresa, que normalmente tem um quadro enxuto de colaboradores, eles devem ter especializações para que executem suas tarefas com eficiência máxima.

E para ter uma equipe capacitada, você pode contar com cursos gratuitos, workshops, e outros tipos de treinamento, sendo que muitos podem ser feitos via internet.

Se essas práticas fazem sentido para você como empresário, aproveite para ver mais conteúdos no nosso Blog. Nos vemos lá!

Add comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2017 Todos os direitos reservados - Contabilidade Bastazini ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação