O que as multinacionais podem ensinar para pequenas empresas

1 de fevereiro de 2018 por na categoria Dicas com 0 e 0
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As empresas multinacionais podem ser uma boa fonte de aprendizado para pequenas empresas e também para empreendedores individuais, ainda mais quando se trata de boas práticas de negócios. Veja aqui três dessas práticas que podem te ajudar a promover um crescimento estruturado em sua empresa.

 

  1. Processos Documentados

Não importa o tamanho da multinacional, sempre há uma preocupação constante em se documentar os processos, desde os básicos, como por exemplo contratações, compras e pagamentos, até na parte de produção, entrega de produtos para o mercado, atendimento a clientes, manejo de reclamações e outros. A documentação de processos nada mais é do que criar um tipo de guia para cada processo feito em uma empresa, de forma a facilitar a gestão.

No caso de pequenas empresas, essa lógica também é válida. O gestor deve identificar as rotinas da empresa e documenta-las, como uma forma de realizar tais atividades sempre da mesma forma. Pense em todas as suas rotinas e defina o passo-a-passo para executa-las, documentando tudo em forma de guias, ou manuais. Isso facilita para que novos funcionários se adaptem à rotina da sua empresa com mais facilidade, e também evita erros.

Também é uma boa prática revisar periodicamente os processos documentos, para verificar se existe possibilidades de melhorias, o que torna os processos ainda mais eficazes.

 

  1. Certezas sobre as previsões de vendas

Em geral, as empresas multinacionais trabalham de forma muito disciplinada a respeito dos resultados e previsões de vendas. Nesta rotina, os responsáveis devem apresentar relatórios de vendas aos seus diretores, para juntos revisarem os números de vendas alcançados em determinado período e também a expectativa de como serão as vendas futuras. É uma forma de se tomar providências estratégicas para atingir as metas de vendas previamente estipuladas, e também para evitar riscos que possam causar quedas nas vendas.

As pequenas empresas também se beneficiam dessa previsão de vendas. Mesmo um microempreendedor individual pode, e deve, avaliar os seus resultados em vendas, pensando em novas oportunidades e estratégias para atingir seus objetivos.

Deve-se tomar todos os cuidados possíveis, e fazer análises profundas, para que a sua previsão de vendas seja sempre positiva.

 

  1. Cuidados com a imagem da marca

A imagem da marca de uma multinacional é motivo de preocupação constante. Ainda mais na era digital, as multinacionais tomam diversos cuidados para que seus funcionários, e qualquer pessoa ligada à empresa, não exponham conteúdos negativos. Além disso, as multinacionais promovem ações no sentido contrário, ou seja, mostrando para a sociedade que a empresa tem diversas preocupações, principalmente sobre a sustentabilidade.

Para o pequeno empreendedor, a mesma preocupação deve ser constante. Procure construir sua marca sobre uma base sólida, positiva. Isso faz com que a sua empresa cresça em visibilidade, tornando-se uma referência de boas práticas e de cuidados em geral. É uma forma de se atingir qualidade reconhecida, renome e, claro, mais vendas. Isso tudo porque o seu público, sejam clientes, fornecedores ou funcionários, percebem o valor dado à marca, o que propicia um relacionamento mais engajado e voltado para resultados.

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