O método da Harvard para sucesso empresarial

30 de novembro de 2017 por na categoria Gestão com 0 e 0
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David McClelland é professor da Havard e psicólogo norte-americano especializado em empreendedorismo. Ele criou a teoria da necessidade, que teve empresários como objeto de estudo. Essa teoria mostra que a motivação de uma pessoa segue a busca para satisfazer 3 necessidades básicas: conquista, poder e afiliação. Segundo McClelland, existe uma série de características que são repetidas em empreendedores bem-sucedidos motivados por qualquer uma das 3 necessidades. Esta é a base do programa Empretec, um nome que combina os termos “empresário” e “tecnologia” e que as Nações Unidas adotam para a promoção do empreendedorismo. O método, adotado no Brasil pelo Sebrae, serve tanto para promover uma mudança de comportamento entre empresários quanto para descobrir seus pontos fortes e fracos.

A partir disso, chegamos a 10 competências essenciais que todo empresário que deseja ter sucesso deve desenvolver, com base em suas motivações.

 

A busca por oportunidades e iniciativa

Um empresário bem sucedido enxerga oportunidades que podem ser transformadas em negócios. Onde outras pessoas veem problemas, o empresário vê oportunidades e toma a iniciativa de transformar essas oportunidades em negócios lucrativos.

 

Persistência

O empreendedor genuíno nunca abandona seus compromissos, pelo contrário, é persistente e não fica chateado diante dos obstáculos, preferindo enfrenta-los até atingir seus objetivos.

Cumprimento de compromissos

Ele mantêm suas promessas para seus clientes e sua equipe, mesmo que tenham que fazer sacrifícios. Ele prefere os benefícios a longo prazo do que os ganhos imediatos.

Exigência de qualidade e eficiência

Precisa fazer as coisas melhor, mais rápido e, se possível, mais barato. Isso tem a ver com o entusiasmo e a obsessão com a necessidade de melhorar a qualidade, fazer algo melhor, algo que também se reflete na integridade dos empreendedores e como eles ficam orgulhosos com seu trabalho e com os níveis de excelência atingidos.

Riscos calculados

Esse é um dos aspectos mais importantes da atividade comercial. Empresários de sucesso estão disposto a assumir riscos, mas de forma controlada, estudando bem as alternativas. No final, eles decidem soluções que envolvem um desafio moderado e estabelecem um plano B caso as coisas saiam erradas.

 

Definição de metas

Esta é outra característica importante, pois sem ela poucas coisas se moveriam. Os desafios pessoais são impulsionados pelas metas e objetivos estabelecidos pelo empreendedor no curto e longo prazo. Eles sabem onde querem ir e para isso eles devem estabelecer metas quantificáveis a curto prazo.

Busca por informações

Um empresário bem sucedido está sempre atento a informações sobre seus clientes, fornecedores, concorrentes, sobre novas tecnologias e novas oportunidades, enfim, tudo o que envolva seu mercado. Eles passam muito tempo nessa busca por informações e consultam especialistas para obter conselhos comerciais ou técnicos.

Planejamento e monitoramento sistemático

Esta é uma tarefa para controlar o que é feito e para ver se o progresso está seguindo a conclusão dos objetivos. A conformidade dos planos é sistematicamente revisada de acordo com as expectativas e recursos e, se necessário, são feitas mudanças necessárias.

 

Redes de persuasão e de apoio

Os melhores empresários induzem outras pessoas a segui-los ou a fazer algo por eles, mas de forma que esses seguidores também tenham vantagens. Eles usam redes de apoio para alcançar seus objetivos e são excelentes persuasores para obter um empréstimo ou obter um novo cliente. Para isso, eles usam estratégias deliberadas para influenciar os outros e convencê-los. Eles usam as pessoas certas como agentes para alcançar seus próprios objetivos e tomar medidas para estabelecer e manter uma rede de contatos comerciais. Ele sabe, no entanto, delegar a pessoas-chave que possam ter um alto impacto no ambiente da organização e no desempenho da equipe de trabalho para obter os resultados propostos.

 

Independência e autoconfiança

Empreendedores bem-sucedidos são pessoas que têm certeza de suas habilidades, o que lhes dá paz de espírito e confiança. A autoconfiança significa assumir a total responsabilidade por conseguir o que deseja. As causas de sucesso e as causas de falha caem sobre ele.

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