David McClelland é professor da Havard e psicólogo norte-americano especializado em empreendedorismo. Ele criou a teoria da necessidade, que teve empresários como objeto de estudo. Essa teoria mostra que a motivação de uma pessoa segue a busca para satisfazer 3 necessidades básicas: conquista, poder e afiliação. Segundo McClelland, existe uma série de características que são repetidas em empreendedores bem-sucedidos motivados por qualquer uma das 3 necessidades. Esta é a base do programa Empretec, um nome que combina os termos “empresário” e “tecnologia” e que as Nações Unidas adotam para a promoção do empreendedorismo. O método, adotado no Brasil pelo Sebrae, serve tanto para promover uma mudança de comportamento entre empresários quanto para descobrir seus pontos fortes e fracos.
A partir disso, chegamos a 10 competências essenciais que todo empresário que deseja ter sucesso deve desenvolver, com base em suas motivações.
Um empresário bem sucedido enxerga oportunidades que podem ser transformadas em negócios. Onde outras pessoas veem problemas, o empresário vê oportunidades e toma a iniciativa de transformar essas oportunidades em negócios lucrativos.
O empreendedor genuíno nunca abandona seus compromissos, pelo contrário, é persistente e não fica chateado diante dos obstáculos, preferindo enfrenta-los até atingir seus objetivos.
Ele mantêm suas promessas para seus clientes e sua equipe, mesmo que tenham que fazer sacrifícios. Ele prefere os benefícios a longo prazo do que os ganhos imediatos.
Precisa fazer as coisas melhor, mais rápido e, se possível, mais barato. Isso tem a ver com o entusiasmo e a obsessão com a necessidade de melhorar a qualidade, fazer algo melhor, algo que também se reflete na integridade dos empreendedores e como eles ficam orgulhosos com seu trabalho e com os níveis de excelência atingidos.
Esse é um dos aspectos mais importantes da atividade comercial. Empresários de sucesso estão disposto a assumir riscos, mas de forma controlada, estudando bem as alternativas. No final, eles decidem soluções que envolvem um desafio moderado e estabelecem um plano B caso as coisas saiam erradas.
Esta é outra característica importante, pois sem ela poucas coisas se moveriam. Os desafios pessoais são impulsionados pelas metas e objetivos estabelecidos pelo empreendedor no curto e longo prazo. Eles sabem onde querem ir e para isso eles devem estabelecer metas quantificáveis a curto prazo.
Um empresário bem sucedido está sempre atento a informações sobre seus clientes, fornecedores, concorrentes, sobre novas tecnologias e novas oportunidades, enfim, tudo o que envolva seu mercado. Eles passam muito tempo nessa busca por informações e consultam especialistas para obter conselhos comerciais ou técnicos.
Planejamento e monitoramento sistemático
Esta é uma tarefa para controlar o que é feito e para ver se o progresso está seguindo a conclusão dos objetivos. A conformidade dos planos é sistematicamente revisada de acordo com as expectativas e recursos e, se necessário, são feitas mudanças necessárias.
Os melhores empresários induzem outras pessoas a segui-los ou a fazer algo por eles, mas de forma que esses seguidores também tenham vantagens. Eles usam redes de apoio para alcançar seus objetivos e são excelentes persuasores para obter um empréstimo ou obter um novo cliente. Para isso, eles usam estratégias deliberadas para influenciar os outros e convencê-los. Eles usam as pessoas certas como agentes para alcançar seus próprios objetivos e tomar medidas para estabelecer e manter uma rede de contatos comerciais. Ele sabe, no entanto, delegar a pessoas-chave que possam ter um alto impacto no ambiente da organização e no desempenho da equipe de trabalho para obter os resultados propostos.
Empreendedores bem-sucedidos são pessoas que têm certeza de suas habilidades, o que lhes dá paz de espírito e confiança. A autoconfiança significa assumir a total responsabilidade por conseguir o que deseja. As causas de sucesso e as causas de falha caem sobre ele.
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