Quem tem uma empresa sabe da importância das vendas, afinal elas são as responsáveis por manter a empresa em pleno funcionamento. Algo bem claro e lógico. Mas será que você sabe os motivos que levam os clientes a comprarem de determinada empresa? Acompanhe e descubra, pois esses motivos podem aumentar as vendas da sua empresa!
Confiança
Esse é o motivo principal. Um cliente tem que sentir que pode confiar na empresa, que ela vai o atender da melhor forma possível e que seus produtos e serviços possuem a qualidade necessária. Muitos clientes também levam em conta a preocupação da empresa com questões de sustentabilidade, como proteção ao meio ambiente, oportunidade de emprego para aprendizes e deficientes, uso correto de recursos naturais e descarte correto de lixo.
Promoções
Principalmente no caso do varejo, as promoções atraem clientes por serem um grande chamariz para compras mais econômicas. Claro que uma promoção tem que ser bem pensada, tanto para atrair clientes quanto para não dar prejuízo para a empresa.
Comunicação
Nada funciona melhor para uma empresa do que saber como se comunicar com seus clientes. É o caso de como a empresa se apresenta aos clientes, em questões de layout, limpeza, disposição de mobiliário e produtos, enfim tudo o que um cliente vê na sua empresa. Essa comunicação também inclui a divulgação publicitária, usando a mesma forma de linguagem que os clientes costumam usar.
Localização
Quanto mais próxima a empresa estiver de seus clientes, mais fácil para eles comprarem. Empresas em locais de difícil acesso ou longe de seu público-alvo podem ter perdas significativas em vendas. Além disso, outras facilidades de localização ajudam, como por exemplo estacionamento próprio ou com convênio, ou perto de locais movimentados como rodoviárias, estações de metrô, etc.
Necessidade
A maioria das compras é feita quando um cliente tem algum tipo de necessidade, como por exemplo quando uma pessoa vai fazer suas compras em supermercados para preparar as refeições do dia. O segredo aqui é sua empresa mostrar aos seus clientes que ela tem o que pode satisfazer suas necessidades.
Atendimento
Muitos clientes decidem comprar de determinada empresa pelo fato de se sentirem bem com o atendimento prestado pelos responsáveis, sejam os donos, vendedores ou atendentes. Essa talvez seja a melhor e mais forte forma de garantir as vendas. Um bom atendimento garante que os clientes voltem à empresa para comprar.
Qualidade
Se sua empresa apresenta qualidade em todos os sentidos, a venda está garantida. Os clientes se preocupam com a qualidade de produtos e serviços e exigem a qualidade no atendimento.
Fidelização
A fidelização diz respeito a ações que a empresa cria para agradar seus clientes e assim fazer com que eles sempre voltem a comprar. Alguns exemplos incluem cartões de fidelidade (aqueles em que o cliente acumula pontos e depois pode trocar por algo), brindes, promoções exclusivas para clientes fidelizados, descontos e outras ações que sejam voltadas a esse agrado e que estejam de acordo com a capacidade da empresa.
Pagamentos
Quando uma empresa oferece diversas formas de pagamento, tem a chance de atender melhor seus clientes e assim ter mais vendas. Entre as formas de pagamento mais comuns, além do dinheiro vivo, temos cartões de crédito e débito de diversas bandeiras, cheques, boletos, depósitos e transferências bancárias. Claro que você precisa avaliar quais formas se adequam à sua empresa, mas quanto mais, melhor.