Meu negócio anda mal. O que eu posso fazer para melhorar?

18 de outubro de 2018 por na categoria Contabilidade com 0 e 0
Home > Blog > Contabilidade > Meu negócio anda mal. O que eu posso fazer para melhorar?

Existem vários fatores que levam uma empresa a ter problemas, enfrentar algumas dificuldades. Pode ser um problema de situação de crise no país, erros administrativos, falta de comunicação com o mercado, etc. E é nesses momentos que os empresários pensam “Meu negócio está indo mal, e o que posso fazer para melhorar?”

A boa notícia é que existem técnicas, estratégias e recursos, que ajudam a empresa a ter melhor desempenho. Veja aqui os principais.

Redução e corte de gastos

Quando uma empresa tem problemas, talvez a primeira saída do empresário seja o de cortar gastos. É uma ideia muito válida, mas que depende de alguns cuidados. Já apresentamos 50 modos de cortar gastos em uma empresa, e o ponto principal a ser observado é se o corte não vai influenciar nas vendas. Avalie muito bem todos os seus custos, veja o que pode ser diminuído, como por exemplo usar menos o telefone e economizar água e luz, e o que pode ser cortado, como muitos serviços contratados, como por exemplo baixar o plano de internet ou aquele software que você nunca usou e que paga mensalmente.

 

Avaliação administrativa

Todo e qualquer empresário deve, de tempos em tempos, fazer uma auto-avaliação de sua performance. É preciso observar alguns pontos-chave, melhorar os que se apresentam negativos e aprimorar os positivos. Dentre os pontos principais, incluem-se:

  • capacidade de organização
  • cumprimento de tarefas diárias
  • relacionamento com clientes, funcionários e fornecedores
  • cumprimento das metas estabelecidas
  • planejamento de marketing e vendas
  • negociação

Você pode incluir outros pontos a serem analisados, de acordo com sua necessidade. Depois, dê uma pontuação de 1 a 5 para cada um deles, sendo bem realista. Se a nota for menor que 3, é preciso tomar certos cuidados, como fazer um curso especializado ou contratar um funcionário capacitado para cumprir com o objetivo.

Análise FOFA

A matriz FOFA é feita com a análise de 4 pontos:

Fortes

Oportunidades

Fracos

Ameaças

 

Os pontos fortes são aqueles em que sua empresa é boa, como por exemplo a localização, a especialização em algum serviço, o bom atendimento.

As oportunidades dizem respeito a tudo o que sua empresa pode fazer para melhorar, mas que ainda não foi feito.

Os pontos fracos são todos aqueles em que sua empresa percebe deficiências. Alguns exemplos incluem encontrar funcionários qualificados, capacidade de produção ou vendas além do limite, perda de clientes para a concorrência, etc.

As ameaças podem vir de dentro ou de fora da empresa, e são fatos que ainda não aconteceram, mas que podem vir à tona a qualquer momento. Temos exemplos como a abertura próxima de um grande concorrente, a sazonalidade com períodos de queda nas vendas, os recursos financeiros que podem se esgotar futuramente.

 

Fazer a análise FOFA pode indicar os melhores caminhos para o empresário seguir, sempre no rumo de melhorar sua empresa.

 

Aprendizado

Mesmo que o empresário se considere altamente capaz de administrar sua empresa, é sempre importante aprimorar seu conhecimento. Com o que foi apresentado acima, pode ser que você se depare com pontos que precisam ser melhorados, e participar de cursos, workshops, palestras e outras fonte de conhecimento é a melhor saída.

Você pode encontrar cursos direcionados para o que precisa em vários locais. Temos até um artigo que apresenta cursos online gratuitos. Instituições como o Sebrae, Senai e Senac, também oferecem aprendizado e consultorias, muitos gratuitos ou com valores bem acessíveis.

 

O importante é que você, como empresário tenha o foco em aprimorar cada vez mais sua empresa. E na parte contábil, pode contar sempre com a Bastazini. Entre em contato com nossa equipe e veja como podemos ajudar sua empresa.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Contabilidade Bastazini ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação