Dicas de cuidados para planejar sua estratégia de crescimento da empresa

3 de maio de 2018 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > Dicas de cuidados para planejar sua estratégia de crescimento da empresa

Você já pensou em como fazer a empresa crescer, em um determinado momento da sua vida empresarial, certo? Trabalhou bastante, planejou e agora sua empresa vem fazendo tudo certo, as vendas estão regulares e você se sente seguro para dar um passo adiante, promovendo um crescimento, uma expansão nos negócios. Todo o cenário é promissor, assim como todo crescimento empresarial é ótimo, mas você está preparado? Sim, soa estranho, mas lidar com o crescimento da empresa exige alguns cuidados, para que tudo caminhe da melhor forma. Por isso vamos apresentar agora 4 formas para você ter preparo e organização necessários.

 

  1. Definição de metas e capacidade produtiva dos funcionários

Como primeiro passo, defina onde sua empresa quer chegar, ou seja, suas metas, como por exemplo, quanto a mais de faturamento e vendas você espera atingir, se vão existir outras unidades, se vai haver uma expansão do espaço, etc. Com essa definição estabelecida, o próximo passo é descobrir a capacidade produtiva de cada funcionário. Se, por exemplo, você tem uma loja de roupas com um vendedor interno, quantos clientes esse vendedor consegue atender por dia. Assim você consegue detectar se o vendedor sozinho consegue atender a demanda, se ele vai precisar de treinamento, ou se outros vendedores devem ser contratados.

 

  1. Delegar funções de gestão

Quando uma empresa passa de fase e está pronta para um crescimento, vem junto a necessidade de ter pessoas que te auxiliem na gestão da empresa. Essa necessidade pode ser suprida com a mudança de cargo de alguns funcionários, ou com a contratação de novos funcionários. O importante é que o funcionário esteja apto a cumprir com a função do cargo, e par isso você tem que observar os fatores abaixo.

Cargo e análise de currículos

Com o cargo definido, é preciso analisar os currículos dos candidatos à vaga, mesmo que eles sejam seus funcionários, para encontrar a pessoa que melhor se encaixa, de acordo com as competências exigidas pelo cargo.

Preparação de funcionários

Caso um funcionário vá trocar de posição na sua empresa, assumindo um cargo administrativo, é necessário que ele esteja bem preparado, principalmente se não tiver experiência. Essa preparação deve ser feita da seguinte forma:

  • Converse com o funcionário de modo que vocês passem suas expectativas, ou seja, o que a empresa espera do funcionário e o que o funcionário espera da empresa, em sua nova fase de crescimento.
  • Com o novo cargo, mudam as responsabilidades do funcionário que foi promovido, e ele deve exercer suas funções relacionadas ao novo cargo de gestão.
  • Você deve acompanhar de perto a evolução do funcionário no novo cargo de gestão, fornecendo feedback sobre o desempenho do funcionário desde o aprendizado até a parte prática do serviço, e sempre observando as expectativas de cada parte. Promova também a evolução contínua do funcionário, através de treinamentos e cursos voltados para a área de gestão. Assim ela terá uma melhoria constante e se sentirá mais valorizado.

  1. Planejamento de melhorias na estrutura

Aqui é onde a empresa se prepara para as mudanças internas, de modo a garantir que os resultados proporcionados pelo crescimento sejam atingidos. Veja abaixo os pontos mais importantes sobre as melhorias.

Veja como está a estrutura de cada setor da empresa

Mesmo um empresa pequena, como uma padaria de bairro, por exemplo, tem setores distintos, como por exemplo compras, vendas, administração, contabilidade, produção, etc. Você tem que ver como cada um desses setores está hoje, e como ele sofrerá com o impacto do crescimento, de modo a ter certeza de que cada setor continue funcionando com eficácia.

Aprenda com quem já cresceu

Dê uma pesquisada nas empresas do mesmo ramo que a sua que já passaram pela fase de crescimento. Veja o que elas fizeram em questão de estrutura e tire o melhor proveito desse aprendizado.

Otimize seus processos

Faça uma análise profunda de como são hoje seus processos, converse com todos os funcionários e, junto com eles, descubra quais ajustes deverão ser feitos.

  1. Crie um documento sobre a cultura da empresa

Conforme sua empresa cresce, você se distancia pouco a pouco de alguns setores e funcionários, afinal você já conta com pessoas que vão trabalhar na gestão da empresa. Esse distanciamento pode fazer com que novos funcionários não te conheçam, ou não saibam como é a cultura da sua empresa. Por isso é importante que você crie um documento mostrando como é a empresa, qual a sua cultura, o que inclui apresentar:

  • a missão, visão e valores;
  • o que a empresa representa dentro de seu mercado;
  • a história da empresa, seus fundadores e fatos importantes.

Seguindo esses 4 passos, o crescimento da sua empresa será mais fácil e também você terá mais tranquilidade!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Contabilidade Bastazini ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação