Crescimento da empresa: a próxima onda

24 de maio de 2018 by in category Gestão with 0 and 0
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Em um passado não muito distante, para que uma empresa crescesse ela precisava faturar muito, aumentar as vendas, ter mais unidades e muito mais clientes. Isso tudo continua sendo válido, mas hoje temos outros fatores que auxiliam as empresas a terem crescimento. Muita coisa mudou no cenário empresarial, e acompanhar essas mudanças exige muita atenção por parte dos empresários. Hoje não adianta pensar apenas em faturamento. Deve-se analisar outros aspectos, que são considerados como a nova onda no crescimento de empresas. Um exemplo disso é que, no passado, quando acontecia uma crise econômica e faltava dinheiro entrando no caixa, podia acontecer um colapso na empresa. Mas hoje, mesmo com crises piores que no passado, muitas empresas conseguem se manter no mercado e até mesmo terem crescimento. Qual o segredo? Aproveitar novas oportunidades dessa onda. Acompanhe algumas agora mesmo.

 

Novidades em vendas

Engana-se quem pensa que vender é apenas atender bem o cliente e fechar o negócio. Hoje, os clientes possuem outras necessidades, e as vendas devem ser feitas nesse sentido, ou seja, de atender o cliente com o que ele realmente precisa. O papel do vendedor atual é de prestar uma venda consultiva, onde o cliente apresenta seus problemas ou anseios, e o vendedor o satisfaz com apresentações técnicas de produtos ou serviços. Além disso, durante a conversa com um cliente, o vendedor deve prestar atenção na linguagem usada, de forma a criar empatia. Dessa forma, o vendedor consegue satisfazer os clientes e entregar o que ele realmente precisa.

 

Novas formas de consumo

A internet causou uma verdadeira revolução em nossas vidas, o que inclui os nossos hábitos de consumo. Antes, quando uma pessoa queria comprar algo, como por exemplo uma televisão, ela ia até uma loja e tirava todas as suas dúvidas com um vendedor. Já hoje, essa pessoa primeiro procura informações sobre a televisão na internet, como características, preços e, o mais importante, por opiniões de outras pessoas. Com toda essa informação, quando a pessoa vai até a loja é praticamente só para fechar o negócio, e o vendedor já não tem um papel tão informativo. Por isso ele deve ser um consultor, como citado acima, para que caso a pessoa desista da compra, ele tenha argumentos fortes para convencê-la.

Sustentabilidade

E por último, um fato que vem se tornando cada vez mais constante. É sobre a decisão de uma pessoa em comprar de uma empresa que tenha critérios voltados para a sustentabilidade. Com a preocupação com o meio ambiente, cada vez mais pessoas preferem comprar de empresas que compartilham dessa preocupação. Em muitos países já existem uma cultura dos consumidores em preferirem produtos de produtores locais, para evitar os longos transportes e também para favorecer a economia local. E nesse ponto, surge a necessidade dos produtores locais em manter a qualidade de seus produtos, pois essa também é uma questão que envolve a sustentabilidade. Afinal, produtos com mais qualidade são mais duráveis, o que evita descartes desnecessários. Quando uma empresa tem ações sustentáveis, o seu público passa a ter maior consideração por ela, o que gera naturalmente o crescimento.

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