Corte de gastos gera maior economia para as empresas

26 de abril de 2018 por na categoria Dicas com 0 e 0
Home > Blog > Dicas > Corte de gastos gera maior economia para as empresas

Toda empresa precisa de um controle bem pensado entre a redução de custos e investimentos certos. Essa é uma estratégia que todo empresário deve seguir, visando a saúde financeira da empresa.

Para você ter uma ideia de como seguir essa estratégia, preparamos algumas dicas. Acompanhe!

 

Impressões e cópias

Se sua empresa costuma imprimir e tirar cópias, saiba que esse gasto pode ser elevado. É preciso comprar papéis, tintas e fazer manutenção nas máquinas, além de causar um impacto ambiental. Prefira escanear os documentos e mantê-los apenas em arquivos digitais, fazendo a impressão apenas quando estritamente necessário. Mesmo no caso de assinaturas, hoje existem soluções eletrônicas que têm a mesma validade da assinatura feita à mão.

Outra saída é imprimir (só o que for necessário) dos dois lados do papel, ou até mesmo utilizar rascunhos.

 

Energia elétrica

Esse é um fator que custa bem caro no Brasil, mas que pode ser otimizado para cortar custos. Deixe lâmpadas acesas, máquinas, computadores e outros aparelhos que consomem energia elétrica apenas quando necessário. Não deixe os aparelhos em standby, pois eles continuam a consumir energia. Use lâmpadas dos novos modelos, como as de LED, pois consomem menos e duram mais.

 

Internet e telefonia

A comunicação é imprescindível para qualquer empresa, mas você pode economizar nas contas de telefone e internet. O primeiro passo é determinar o quanto sua empresa realmente usa de telefone e internet por mês e ajustar os planos de acordo com essa realidade, pois não vale a pena manter um plano caro que você acaba nem usando no total. No caso da internet, pode ser que a velocidade possa ser mais baixa, o que geralmente custa menos.

Procure também por planos oferecidos por associações, como a ACSP, que podem ter planos muito econômicos, voltados para empresas.

 

Descartáveis

Outra situação de gasto desnecessário é no consumo de água e café em copos descartáveis. Incentive seus funcionários a usarem garrafas pet para a água e canecas e copos de vidro para o café. Apesar de esses itens terem que ser lavados depois, ainda assim é mais barato do que comprar os descartáveis.

 

Contratações e demissões

Quando você contrata um novo funcionário, sabe que esse procedimento tem um custo. É preciso entrevistar o candidato e depois treina-lo, o que gasta tempo, além dos encargos de salários e os impostos que incidem sobre ele. Por isso é importante pesquisar bem todos os candidatos para escolher o mais adequado para sua empresa e, depois da contratação, evitar gastos com demissões. O melhor é valorizar o funcionário e treina-lo constantemente.

Outra opção é terceirizar parte do trabalho sempre que possível, pois é uma saída mais econômica do que contratar novos funcionários.

 

Estoque

Procure manter sempre um estoque otimizado, ou seja, com maiores quantidades dos produtos que mais vendem e menores dos que menos vendem. Isso porque estocar produtos que vendem pouco, além de não ter rendimento, ainda pode causar prejuízo caso eles estraguem ou passem do prazo de validade.

 

Regime tributário

A carga de impostos no Brasil é muito alta, por isso é importante que sua empresa esteja enquadrada no sistema certo, pois caso contrário os gastos são desnecessários. Consulte seu contador para saber a opção correta para sua empresa.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Contabilidade Bastazini ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação