Se você tem um comércio e usa as redes sociais, já deve ter pensado em usa-las para atrair mais clientes e vendas, isso se já não o faz. O que acontece é que o mundo percebeu o poder das redes sociais, que agrupa bilhões de pessoas e que com certeza seu público-alvo está lá também. E a rede que agora mais cresce é o Instagram, o que tem levado muitos usuários a criarem meios de como vender pelo Instagram. E aqui vamos te mostrar o que deve e o que não deve ser feito para que você use essa rede social a favor das suas vendas.
O que você deve fazer
1. Use o poder do Instagram
Vários estudos descobriram que, apesar do Instagram ser mais uma rede social voltada para unir pessoas através de fotos, quando se trata de marcas os usuários gostam de ver os produtos, ao invés de fotos de pessoas e belos cenários. Ou seja, sua empresa tem que postar fotos dos produtos que vende, seguindo um calendário de publicações. Dessa forma, seu público-alvo terá contato com o que sua empresa vende, tornando-se uma ótima oportunidade de vendas.
2. Use suas fotos para promover vendas
Como já dissemos, a função principal do Instagram é apresentar fotos para as pessoas. Então na hora de mostrar as fotos dos seus produtos, coloque também alguma promoção, como um desconto, por exemplo. Assim quem ver a foto terá mais informações e sua empresa fica mais perto de conseguir mais vendas.
3. Tenha um aplicativo de vendas integrado com seu Instagram
Existem diversos aplicativos que integram recursos de vendas ao seu perfil no Instagram. Os dois mais famosos são o Like2Buy e Soldsie, mas você pode testar outros também. É só fazer uma busca na Play Store (para celulares com Android) ou na App Store (para celulares com IOS). Ou se sua empresa tiver uma loja virtual, é só adicionar o link para ela, onde o interessado pode finalizar a compra.
4. Use a abuse das provas sociais
Uma prova social é quando uma pessoa posta algo sobre sua empresa. Pode ser um comentário positivo ou uma foto com um produto seu. Peça permissão para a pessoa que criou essa prova social e compartilhe no perfil da sua empresa. Esse é um recurso que gera confiança.
5. Crie anúncios da sua empresa e produtos
O Instagram vem investindo pesado para que as empresas tenham um espaço de anúncios. Eles podem ser feitos através do Facebook, já que ambas são do mesmo dono, e o Facebook é o local onde os anúncios são criados para serem veiculados no Instagram. Uma rápida leitura na central de ajuda do Facebook te ajuda a criar os anúncios, e assim atingir uma quantidade muito maior de público, clientes e vendas.
O que você não pode fazer
1. Postar a primeira foto que você tirou
Os usuários do Instagram estão acostumados a ver fotos bonitas, então no caso das fotos dos seus produtos, nunca coloque uma foto mal tirada. Tome cuidado com a iluminação, posição do produto e resolução da imagem, para que a foto fique bem estilosa e atraente.
2. Postar sem ter um calendário pré-definido
Quando você começa a ter seguidores no Instagram, eles ficam à espera de seus próximos posts, e nada mais terrível do que esperar e não ter nada. Por isso, faça um calendário com o que você vai postar em cada dia do mês, e lembre-se que o ideal é postar pelo menos uma foto por dia. Se for difícil para você, avise em sua bio que as novas postagens serão feitas, por exemplo, todas as segundas, quartas e sextas, às 10:00.
Realmente as vendas estão passando por grandes transformações, e ficar atento a elas é a melhor estratégia. E para estratégias contábeis, você pode contar com a equipe da Bastazini. Entre em contato e conheça tudo o que podemos fazer por sua empresa.