Como tirar sua empresa do vermelho

1 de março de 2018 by in category Gestão with 0 and 0
Home > Blog > Gestão > Como tirar sua empresa do vermelho

Sim, a situação econômica do Brasil foi de ruim a muito ruim nos últimos anos, mas agora, em março de 2018, as coisas parecem dar um pequeno alívio. E sim, com certeza muitos empresários passaram por sérias dificuldades financeiras. Muitas empresas fecharam, enquanto as que sobreviveram ainda estão enfrentando os efeitos da crise.

E mais uma vez, sim, a crise afetou os caixas das empresas, deixando muitas em situação precária, ou como é dito popularmente, no vermelho. Mas com algumas atitudes bem simples, é possível ajustar as finanças e mudar do vermelho para o amarelo, e até mesmo para o verde.

 

Descubra qual é o faturamento mensal real

Não adianta dar chutes ou imaginar números ao calcular o faturamento da sua empresa. Seja realista e calcule centavo por centavo quanto entra de dinheiro no seu caixa todo mês. Assim você descobre seu faturamento bruto. Depois, calcule tudo o que tem que ser pago mensalmente, como aluguel, funcionários, luz entre outros, e desconte esse valor do bruto, para chegar ao faturamento líquido. Pode ser que você descubra que está gastando mais do que recebendo.

Com o faturamento descoberto, você pode tomar decisões para aumenta-lo, ou se for o caso, para cortar alguns gastos, se for preciso. Clique aqui para ver uma matéria bem completa sobre como cortar gastos na sua empresa. O importante é manter a empresa com faturamento positivo, para que consiga continuar caminhando até que os piores efeitos da crise passem de uma vez por todas.

 

Organize suas contas mensais

As contas de luz, água, internet, aluguel, funcionários, impostos e outras devem estar bem organizadas. Veja se existe alguma em atraso e providencie o pagamento, para evitar juros ou até mesmo o cancelamento de serviços. Se for o caso, negocie o parcelamento de contas em atraso.

Aproveite também para verificar se você não está pagando serviços inúteis ou que não foram contratados por você. Isso é muito comum de acontecer com contas de telefone, onde as empresas de telefonia, tanto fixa como de celular, colocam serviços que não foram inicialmente contratados pelo assinante.

Outra boa ideia é pensar em como diminuir o valor das contas. Pense em, por exemplo, economizar luz e água, trocar o plano de celular por um mais econômico, usar menos a impressora, trocar produtos de limpeza por marcas mais baratas, etc. Pode parecer até mesquinharia, por estarmos falando de valores pequenos, mas juntando um pouco de cá com um pouco de lá, no final você pode ter uma economia considerável.

 

Tenha uma reserva para emergências

OK, sabemos que é difícil fazer uma reserva, mesmo porque se o faturamento da sua empresa estiver abaixo do necessário, fica impossível. Mas vá com calma e pense primeiro em como ter uma reserva. Talvez seja possível fazer uma grande promoção, uma queima de estoque parado, vender alguma coisa que sua empresa já não usa mais. O importante é você manter essa reserva e só fazer uso dela quando for uma situação de emergência real, que pode por sua empresa em risco sério.

Add comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2017 Todos os direitos reservados - Contabilidade Bastazini ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação