Como escolher o melhor contador para sua empresa

7 de dezembro de 2017 by in category Gestão with 0 and 0
Home > Blog > Gestão > Como escolher o melhor contador para sua empresa

Para um empresa ter sucesso ela não depende só de um bom administrador. É preciso uma equipe disciplinada, com foco em fazer as tarefas do melhor jeito. E sobre a equipe, não falamos aqui só dos funcionários, mas também sobre os diversos prestadores de serviço para a empresa, como por exemplo, os contadores. Eles são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, de qualquer ramo e de qualquer porte, por causa de seu objetivo principal, que é o de auxiliar em decisões estratégicas. O papel do contador, neste sentido, vai além de apenas lançar notas e enviar os impostos para pagamento. Ele é o responsável pela coadministração da sua empresa, por gerar relatórios analíticos que apontam a saúde financeira da empresa, de modo que o proprietário ou administrador da empresa possa saber como agir de acordo com a realidade e a necessidade.

Por isso, é importante para você saber como escolher um contador, oque deve ser feito de acordo com alguns critérios que sejam coerentes para a sua empresa. Estabeleça esses critérios, usando como exemplo os apresentados abaixo, mas tenha em mente que eles podem ser diferentes para a sua realidade, e em seguida pesquise os contadores que você pretende contratar. O ideal é que o escolhido preencha todos os critérios que você definiu, o que significa que ele terá todas as condições de atender sua empresa com profissionalismo, seguindo junto com você rumo aos objetivos.

 

O contador ideal deve ter disponibilidade para atender a sua empresa, em tempo hábil, de acordo com os serviços necessários. Isso garante que tudo seja feito dentro do prazo.

Cada ramo tem suas características e necessidades específicas, por isso o contador deve conhecer a fundo o seu ramo de atuação para conseguir prestar o atendimento de forma eficaz.

As regras e leis das diversas áreas relacionadas à contabilidade, como por exemplo as fiscais e trabalhistas, passam por mudanças constantemente, por isso é de extrema importância que o contador esteja sempre atualizado.

Todo contador deve estar registrado no CRC – Conselho Regional de Contabilidade – o que comprova que ele está legalmente habilitado para exercer suas funções.

Confira também os métodos que o contador utiliza para envio de notas e outros documentos. Esse envio pode ser feito por plataformas digitais ou de alguma outra forma, de acordo com as possibilidades de recebimento por parte da sua empresa.

Se sua empresa utiliza algum sistema de gerenciamento, verifique a possibilidade de integrar o seu sistema com o do contador, o que agiliza processos e reduz custos. Este critério não é tão relevante, sendo mais uma facilidade.

Se sua empresa tem alguma necessidade especial de reuniões e atendimentos periódicos, você pode combinar um calendário para que o contador te atenda. Pode ser preciso alguns ajustes de datas, mas o importante é que o contador esteja disponível para te atender.

Outro fator muito importante é que você perceba que pode confiar em seu contador. A relação empresarial deve ser clara e transparente, mesmo porque o contador terá acesso a informações sigilosas da sua empresa, como por exemplo a situação econômica. A ética profissional deve estar acima de tudo.

Add comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2017 Todos os direitos reservados - Contabilidade Bastazini ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação