Aumente suas vendas com esses 6 passos essenciais

23 de agosto de 2018 por na categoria Gestão com 0 e 0
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Se você quer aumentar suas vendas, siga esses 6 passos!

 

Mesmo sem perceber, todos nós passamos por mudanças. E agora com tanta tecnologia, essas mudanças se tornam ainda mais rápidas e mais desafiadoras. Pense em como você fazia suas vendas há uns 10 anos atrás, e provavelmente você vai perceber que alguma coisa mudou. E sabe por quê o jeito de fazer uma venda mudou? Porque os consumidores hoje têm hábitos diferentes, como parte da mudança que eles sofreram, principalmente por causa da facilidade de comunicação que a internet nos proporciona.

E se sua empresa não acompanha as tendências, pode ver suas vendas caírem. E para que isso não aconteça com você, vamos apresentar 6 passos que, além de serem atuais e voltados para os novos hábitos dos consumidores, também ajudam a aumentar as vendas.

 

  1. Conheça tudo sobre seus produtos

Não adianta saber só o superficial! Você pode saber, por exemplo, que uma camiseta que sua loja de roupas vende é de 100% algodão, os tamanhos e cores. Mas você tem que se aprofundar, para explicar tudo o que um cliente quer saber sobre aquela camiseta. Aí entra uma explicação que pode conter informações como o jeito certo de lavar, se a camiseta é pré-lavada para não soltar tinta, o tipo de costura, etc. Essa é uma forma de mostrar para o cliente que você é um expert, e que ele pode confiar em tudo o que você diz, de modo a vencer as objeções que ele possa apresentar, como será mostrado no passo 5.

 

 

  1. Conheça seus clientes como se eles fossem parte da família

Sim, você conhece muitos dos seus clientes, mas aqui o que queremos dizer é que você conheça seus hábitos e necessidades. É como aplicar técnicas de psicologia! Descubra o que a maioria dos seus clientes têm em comum, como por exemplo:

  • periodicidade de compra
  • poder aquisitivo
  • o que eles esperam que seus produtos resolvam de problemas
  • os objetivos que eles têm ao comprar um determinado produto

 

Essa é uma forma de saber, de forma antecipada, o que sua empresa tem que fazer para satisfazer os clientes.

  1. Descubra o que os clientes precisam

Aqui é a hora de fazer o atendimento. Faça perguntas curtas e deixe o cliente falar livremente. Essa é a forma de detectar o que o cliente precisa comprar. A maioria dos vendedores sabe disso, mas alguns falham ao falar demais, quando o certo é ouvir mais.

 

  1. Ofereça o que o cliente precisa, não o que ele quer

Quando o cliente falar o que ele quer comprar, você deve continuar o atendimento de modo que ele fale o que realmente precisa. Por exemplo, ele pode chegar querendo comprar um chuveiro de modelo bem barato, dos tipos mais comuns. Mas será que é isso o que ele quer ou o que ele precisa? O vendedor então pode fazer algumas perguntas, para tentar descobrir o problema que ele tem com o chuveiro. Perguntas como o tipo de instalação elétrica, a pressão da água e outras, podem levar à conclusão de que o cliente está querendo um chuveiro barato apenas para economizar, mas com um outro modelo, ele não vai apresentar tantos problemas. Isso serve para resolver um problema, e aí o cliente ficará satisfeito, o que garante que ele volte a comprar na mesma empresa.

 

  1. Saiba como argumentar contra objeções

É comum que os clientes tenham objeções. Eles podem reclamar do preço, achar que aquele produto que o vendedor está oferecendo não é o ideal, entre outros. E é aí que conhecer bem seus produtos se torna importante, como explicado no passo 1. Quando o cliente tiver objeções, a melhor forma de combatê-las é mostrando os benefícios do produto.

 

  1. Sempre faça pós-vendas

O pós-vendas é uma das melhores estratégias para um cliente voltar a comprar da sua empresa. E para fazer um pós-vendas eficiente, você pode usar um software de relacionamento com clientes, mais conhecido como CRM. Nele você pode inserir diversas informações, como por exemplo:

  • nome do cliente
  • data da última compra
  • histórico completo de compras, mostrando produto a produto
  • as reclamações ou elogios que cada um dos clientes fez
  • data de aniversário

 

Essas são apenas algumas ideias de informações. Em um CRM, você pode fazer muito mais, como por exemplo marcar para ligar para cada cliente depois de um período da compra, para saber o que ele achou, se está tudo bem com o produto adquirido, etc. A maioria das pessoas se sentem quando recebem uma ligação de pós-vendas, pois a empresa se mostra interessada em saber sua satisfação. E se o cliente fizer uma reclamação, melhor ainda, pois você tem a chance de corrigir os erros e não permitir que eles aconteçam de novo.

 

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