As diferenças entre venda mais e venda melhor

16 de agosto de 2018 por na categoria Gestão com 0 e 0
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A maior verdade sobre as empresas é a seguinte: se não vende, fecha as portas. É mais que lógico porque são as vendas que mantêm um empresa em funcionamento. Mas existem dois conceitos sobre vendas que todo empresário deve ter em mente, que são venda mais e venda melhor. Qual dos dois é melhor para ser aplicado em sua empresa? Ao final desta leitura com certeza você vai perceber que vender melhor é a saída!

Venda mais

Aqui é onde a maioria dos empresários e vendedores podem cair numa cilada. Isso acontece porque a preocupação em apenas vender mais leva a empresa a ter esforços voltados para um grande volume de vendas, mas com pouco ou nenhum foco no atendimento para conquistar novas vendas futuras para um mesmo cliente. Esse tipo de mentalidade, de vender muito a qualquer custo, tem até um retorno financeiro muito bom, mas em pouco tempo a equipe de vendas se cansa, porque o volume de clientes pode ser grande, os clientes não percebem muito valor, pois o atendimento é deficiente, e assim as vendas começam a cair.

Claro que é possível tem um grande volume de vendas sem ter que passar pelas situações negativas. E aqui entra a necessidade de um bom planejamento, ter uma equipe de vendas focada em resultados e administração certeira.

Venda melhor

Ao contrário das empresas que se preocupam apenas em vender cada vez mais, outras se mostram engajadas no conceito de vender melhor. Aqui entram vários requisitos:

  • atender cada cliente de forma consultiva, para descobrir suas reais necessidades e oferecer os produtos e serviços condizentes com suas expectativas, poder de compra e como o problema deles será resolvido;
  • cada responsável tem que conhecer a fundo os produtos e serviços vendidos pela empresa, de forma a tirar quaisquer dúvidas dos clientes, além de ser uma oportunidade de apresentar mais opções, caso um cliente tenha objeções em relação à compra;
  • a venda tem 3 etapas distintas, sendo o pré-atendimento, o atendimento em si e o pós-vendas, sendo que esta última é onde existe a maior garantia do cliente voltar a comprar da mesma empresa.

Quando uma empresa opta por ter vendas melhores, ela deve ter algumas preocupações, como o treinamento da equipe e a oferta de produtos e serviços de qualidade. Assim, os clientes percebem o valor de comprar dessa empresa, no sentido de que suas necessidades foram satisfeitas, e que em compras futuras a empresa o atenderá ainda melhor.

Essa mentalidade pode gerar até mais faturamento para a empresa do que apenas vender cada vez mais, por vários motivos:

  • os clientes voltam a comprar da mesma empresa, criando fidelização, que é um dos maiores fatores de aumento no faturamento;
  • a equipe de vendas se sente mais preparada e determinada, além de evitar a saída constante de funcionários, o que gera desperdícios para a empresa contratante;
  • com procedimentos de vendas bem estabelecidos, todos os envolvidos nas vendas passam a ter maior facilidade na administração do tempo;
  • com a atenção voltada para atender bem o cliente, os vendedores têm maiores chances de conseguir vender outros produtos ou produtos com valores maiores, desde que satisfaçam as necessidades dos clientes.

E fica claro que quando uma empresa mantém esse foco de vender melhor, o volume de vendas aumenta naturalmente, porque a maioria dos clientes procura exatamente por empresas que os atendam bem, não pensando apenas na venda, mas sim em resolver os problemas de cada cliente, caso a caso.

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