A rotina de um empresário é cheia de correrias. São muitas tarefas a serem cumpridas todos os dias, dentro e fora de suas empresas. Isso acaba fazendo com que esses empresários acumulem diversas funções e o tempo fica cada vez mais curto. O ideal seria contar com uma equipe para dividir as funções, mas como nem sempre isso é possível, então a melhor saída é organizar o tempo. Existem algumas formas simples e que você pode começar a usar agora mesmo.
Defina o que é emergencial, prioritário e importante
O primeiro passo é definir o que você tem que fazer durante o dia que seja emergencial, ou seja, que não pode esperar muito tempo. Depois faça o que é prioritário para o dia, e por fim o que é importante mas que talvez possa esperar um pouco a mais de tempo. Isso ajuda até a diminuir a ansiedade.
Anote os compromissos em uma agenda eletrônica
Use seu celular para isso. Você pode usar a agenda do Google ou baixar alguma outra. O mais importante é que a agenda tenha notificações, para avisar que é hora de determinado compromisso. Anote todos e vá seguindo-os à risca. Mas caso algum compromisso não possa ser cumprido, marque outro horário para ele. No fim do dia faça um balanço do que você conseguiu concluir e anote os que faltaram para outro dia.
Faça uma coisa de cada vez
Não tem nada que nos faça perder mais tempo do que fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso gera ansiedade e no final vira uma confusão tão grande que nenhuma tarefa foi terminada, ou se foi, não ficou do jeito certo. Acostume-se a fazer uma de cada vez, com calma, tendo a certeza de que foram todas bem feitas.
Separe os horários do dia
Alguns especialistas em coaching consideram importante que o dia seja separado da seguinte forma:
- Primeiro cumpra as tarefas que trazem dinheiro para a empresa, para que você comece o dia com mais energia e confiança.
- Em seguida faça as tarefas emergenciais, para que você não fique ansioso pensando nelas o dia inteiro.
- Depois, verifique sua agenda para os outros compromissos e vá terminando um a um.
Anote o tempo consumido em cada tarefa
Essa é uma boa ideia para treinar rapidez. Separe algumas tarefas que você vai fazer e anote o horário de início e fim. Veja quanto tempo demorou e na próxima vez tente fazer mais rápido, desde que seja possível e que no final a tarefa tenha sido cumprida com êxito. Só não vale querer ser mais rápido no trânsito!
Sempre que possível, delegue tarefas
Se você tem funcionários, veja se não está tomando para si mesmo as tarefas deles. Isso é comum de acontecer. Além disso, delegue parte de suas funções para os funcionários, desde que isso seja permitido, para que você consiga ter mais tempo.
Evite distrações
Olhar o Whatsapp a todo momento, trabalhar com o Facebook aberto ou conferir e-mails a cada 5 minutos faz com que você desperdice muito do seu tempo. Separe alguns momentos do dia para isso, como antes de começar a trabalhar, 15 minutos antes do almoço, etc.