4 erros comuns que os empresários cometem

16 de novembro de 2017 by in category Gestão with 0 and 0
Home > Blog > Gestão > 4 erros comuns que os empresários cometem

Sim, todos nós cometemos erros, e na administração de uma empresa os erros podem ser muito perigosos. A boa notícia é que com alguns cuidados os erros se tornam acertos, e assim você tem a chance de fazer sua empresa crescer e até mesmo vender mais.

Nós acompanhamos a rotina de diversos empresários e detectamos alguns erros comuns, que muitos acabam cometendo mesmo sem saber, e os agrupamos aqui. Veja agora quais são e como transformar esses erros em acertos.

 

Falta de divulgação

Muitos empresários tendem a achar que fazer a divulgação de suas empresas é caro, ou que não dá retorno. Mas na verdade a divulgação pode ser feita de várias formas, e hoje temos a internet para nos ajudar. Use, por exemplo, as redes sociais como o Facebook, faça postagens mostrando sua empresa, produtos e promoções. Avise todos os seus clientes e amigos para curtirem sua página. Você também pode fazer anúncios nesses redes, que têm um preço bem em conta. Também vale pesquisar no Google por formas gratuitas ou baratas de como divulgar sua empresa. Com certeza você encontrará centenas de ideias.

 

Não ter um plano de negócios

Um plano de negócios é a ferramenta mais importante para os empresários, pois é através dele que podemos enxergar como a empresa está financeira e administrativamente, além de facilitar a tomada de decisões. O Sebrae tem um software gratuito para fazer planos de negócios. Você pode baixa-lo no link https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/software/software-plano-de-negocio-30

O plano de negócios serve tanto para empresas que estão abrindo como para as que já estão atuando no mercado. Não tenha pressa de preenche-lo e busque todas as informações necessárias. O resultado pode transformar o rumo da sua empresa.

 

Falta de gestão

Aqui é onde os erros costumam ser mais perigosos. Quando uma pessoa decide ter uma empresa, ela deve ter conhecimento de gestão, para que consiga executar suas tarefas com clareza e certeza. São vários fatores que precisam ser controlados na gestão, como por exemplo:

  • finanças, entradas e saídas
  • funcionários
  • estoque
  • contabilidade
  • atendimento
  • preços de produtos
  • análise de concorrentes
  • divulgação
  • planejamento
  • negociações
  • compras e vendas

Existem muitos outros fatores na gestão do que os apresentados acima. A boa execução desses fatores é que garante uma boa gestão e também o crescimento da empresa. Se você não tem muita experiência em gestão, aproveite as facilidades da internet para fazer cursos online. Muitos são gratuitos e podem ser feitos em casa, a qualquer hora. A ideia é que você aprenda como gerir sua empresa e garantir o seu sucesso.

 

Erros na formação de preços

Este é outro ponto que costuma trazer dúvidas e problemas. A formação de preços é uma tarefa difícil, mas de extrema importância para o sucesso de uma empresa. Não adianta usar a velha fórmula de comprar por R$1,00 e vender por R$2,00, achando que assim a empresa tem 100% de lucro. A situação vai muito mais além. Também não adianta pensar que é só cobrar mais barato que seus concorrentes pois isso vai atrair mais clientes. Cada empresa tem sua realidade e suas necessidades. A formação de preços envolve diversas características, como por exemplo:

  • custos fixos mensais, que são aqueles que você tem que pagar todo mês e que têm quase sempre o mesmo valor, como aluguel, salários, contas de água e luz;
  • custos variáveis mensais, que são aqueles que variam mensalmente, como os impostos por produção.

Para você ter uma ajuda na formação de preços, procure no Google por guias e manuais. Aqui temos um gratuito: https://www.treasy.com.br/blog/formacao-do-preco-de-venda

 

Tome a melhor decisão para sua empresa, que é justamente detectar e corrigir os erros. Essa tarefa com certeza vai te ajudar a atingir seus objetivos e promover o crescimento da sua empresa.

Add comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2017 Todos os direitos reservados - Contabilidade Bastazini ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação